Rafael Turrini Purgato, nasceu em 1983, é casado, tem 02 filhos, e reside no bairro Medeiros.
Físico formado pela USP e Mestre em Ciências na Área de Física de Reatores Nucleares pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN/USP. Cursa Especialização em Gestão da Educação Pública, na UNIFESP. É professor de Ensino Médio na E.E. Diógenes Duarte Paes, na rede estadual ETEC e na rede privada.

Iniciou sua militância política como estudante na luta em defesa da universidade pública. Em 2007, filiou-se ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e assumiu diversas tarefas de direção partidária. Foi secretário de Juventude, Secretário de Formação Política e Organização e atualmente é o presidente do partido em Jundiaí. Em 2008, fundou a União da Juventude Socialista (UJS) na cidade, sendo seu 1º presidente.

Entre suas prioridades estão educação, esporte, cultura, lazer e a defesa do desenvolvimento equilibrado com distribuição orçamentária adequada para toda a cidade.
Candidatou-se a vereador pela primeira vez em 2008 e em 2012, sua segunda candidatura, foi eleito com 1.448 votos e tornou-se o primeiro vereador do PCdoB da história da Câmara de Jundiaí.
No biênio 2013/2014, ocupou o cargo de 1.º Secretário da Mesa Diretora. No biênio 2015/2016 foi presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo, além de ser membro das Comissões de Finanças e Orçamento e de Ética e Decoro Parlamentar.

Na eleição de 2016, obteve 2.047 votos, tornando-se primeiro suplente de sua coligação. Em 2018, assumiu por 30 dias a cadeira do Vereador Márcio Petencostes de Sousa, que se licenciou.